Sunday, August 31, 2008

Diseño Industrial UNA

Em maio de 2008, um grupo de professores e estudantes vieram para Curitiba conhecer a PUC-PR, e outras faculdades de desenho industrial, e durante esta visita deles, tive a sorte de conhecer-los.
Logo fui convidado pelo diretor da universidade deles para ser professor auxiliar na matéria de Projeto de Produto 5.
A princípio, imaginei que eles deveriam estar totalmente atrasados quanto ao estudo de design, e que haveria muito o que ser feito.

Na semana passada, estive em Asuncion, Paraguay. Então começamos a nossa primeira aula na Universidad Nacional de Asuncion - Projeto de Produto 5.

Para ser sincero, fiquei um pouco impressionado com o conteúdo teorico que eles já dominavam. Alguns conceitos que aqui na PUC demoramos um tanto de aulas para dominar, e outras coisas que só chegamos a ver no final do curso, estes garotos já tinham aprendido em semestres anteriores.

O projeto deste semestre terá como tema "veiculos ligeiros", ao começar o semestre, eu e o Victor López Moreira, diretor do curso, definimos o plano de aulas para que durante a minha primeira visita à faculdade, os alunos já tivessem pronta uma pesquisa preliminar para me apresentar.
Os temas foram: Histórico dos veiculos ligeiros, Legislações e normas de segurança para veiculos ligeiros, Meio ambiente relacionado aos veiculos, Tendências de design nos veiculos ligeiros.

Após as apresentações, iniciamos uma série de sessões de brainstorming.
Na primeira dinâmica, os alunos tiveram q separar-se em duplas, e poderiam usar como materiais uma garrafa pet, um lápis, uma folha A4, tesoura, estilete e fita adesiva. O tema era: "NAUTICA" e tinham 15min para desenvolver o projeto.
O objetivo desta dinâmica, era eliminar as barreiras de modelos mentais, já que com o tema NAUTICA, logo vem em nossas mentes temas aquáticos, e a forma da garrafa pet, nos induz a uma forma de lancha, barco, navio, etc.
Não havia respostas certas ou erradas, o objetivo era realmente induzi-los a desenvolver um projeto que acabasse em algum veiculo maritimo, justamente para qu poder apontar o problema de modelos mentais que temos, e para aprender a nos desprender da primeira idéia.

Gostei bastante destes alunos, alguns são até mais velhos que eu, todos tem muita vontade de aprender, espero poder ajuda-los.
São a primeira turma do curso de desenho industrial na Universidad Nacional de Asuncion.

2 comments:

CaroL said...

seu tênis deve estar mais sujo que o meu brinks <3

Vocé éé professor *_*

Beeijos:*

annapark said...

nossa que legal abel .. design eh um dos cursos mais irados do mundo ..
hauhau eh verdadee na foto dá pra ver vários tiozinhos mais velhos q vc ..
HAUHAU vc pos essa experiencia no seu curriculo? seu beloo curriculo q eu nunca quis ver.

qto ao seu comentario no meu blog .. hãã eu gosto mil vezes mais de salmao! atum nao tem gosto! bleeh

beijos!